top of page

Edifício verde em São paulo terá estrutura de madeira de reflorestamento certificada Edifício verde

  • Foto do escritor: Administrador
    Administrador
  • 18 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de nov. de 2017

De acordo com os arquitetos, o projeto do novo edifício verde em São paulo traz soluções inovadoras e não apenas por causa do uso da madeira de reflorestamento certificada, mas também pelo seu design, tempo de construção reduzido, durabilidade e possibilidades arquitetônicas.

O projeto é uma iniciativa da Amata, empresa de gestão florestal, junto com o estúdio de arquitetura franco-brasileiro, Triptyque. O edifício de 13 andares com área total de 4.700 m², permite múltiplos usos, como co-working, habitações compartilhadas e restaurantes. Ambos os espaços, comum e privado, interagem com a cidade através da sua forma e vegetação abundante.


A estrutura do edifício será construído em CLT  (Cross Laminated Timber), um produto de alta tecnologia feito de múltiplas camadas de madeira maciça em direções diferentes, que garante a resistência do material para ser usado em prédios altos. Mas há muita exploração madeireira ilegal no Brasil, e o desmatamento é um grande problema, então fica a pergunta: como um edifício em madeira pode ser ecológico?


De acordo com Dario Guarita Neto, co-fundador e CEO da Amata.“Os edifícios em madeira certificada podem ser uma solução eficiente e servir como um impulso para uma mudança na consciência ambiental de nossas sociedades. Ao substituir os recursos não renováveis ​​por matérias-primas naturais, também ajudamos a criar uma cadeia de produção mais limpa e adicionamos valor às florestas certificadas. Isso pode diminuir a pressão para o desmatamento.” Além disso, cada 1m³ de madeira reflorestada absorve uma tonelada métrica de CO² atmosférico do meio ambiente, por isso a madeira, mesmo do Brasil, pode ser parte da solução, não do problema.

“O edifício é a naturalização da arquitetura colocada em prática, oferecendo uma experiência sensorial total, a metáfora de uma floresta urbana habitável, a madeira visível e invisível, o uso da vegetação e da paisagem.”

Sua silhueta escalonada combina com a topografia desigual do bairro paulistano de Vila Madalena, onde está localizado o terreno que será construído o edifício. A previsão é que a obra termine em 2020.


Comments


  • White Instagram Icon

Contato

Endereço

Nos encontre também no Instagram!

Escritório Verde - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Sede Centro 

Av. Silva Jardim, 807 - Rebouças, 80230-000 Curitiba - PR 

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Sede Ecoville

Rua Dep. Heitor Alencar Furtado, 5000

Cidade Industrial de Curitiba, 81280-340 Curitiba - PR

Secretaria                                Janete Fujihara                                                  (41) 3279-6837

                             janeteutfpr@gmail.com

 

Coordenação 

Prof. Eloy Fassi Casagrande Jr.

               eloy.casagrande@gmail.com

CECONS LOGO.jpg
escritorio_verde_ logo.jpg
bottom of page