Estudante desenvolve projeto de conversão de veículo comercial em 100% elétrico
- Administrador
- 5 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
Foi apresentada no dia 14 de junho a defesa de dissertação do aluno de mestrado do Jardel Eugenio da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia, intitulada “Veículos Elétricos e a Geração Distribuída a partir de Sistemas Fotovoltaicos”. Orientado pelo professor Jair Urbanetz Jr, Jardel desenvolveu um projeto para conversão de um veículo comercial em 100% elétrico.

Localizada na sede da UTFPR Neoville, a pesquisa incluiu também o projeto de uma "Carport" (espécie de estação de abastecimento) alimentada por um conjunto de módulos fotovoltaicos em formato de cobertura, conectados à rede de abastecimento pública. Desta forma, as coberturas das vagas feitas com painéis fotovoltaicos geram energia e a injetam na rede pública de energia elétrica pública – um dos vários modelos de geração distribuída: modelo de geração elétrica realizada junto ou próxima do consumidor. Quando o veículo se conecta para reabastecer, utiliza a energia previamente armazenada na rede.

Segundo Jardel, com o aumento da acessibilidade e crescente demanda por veículos automotores movidos a combustíveis térmicos, os veículos elétricos aparecem como uma alternativa menos poluidora e se mostram cada dia mais como uma solução para os altos preços dos combustíveis utilizados nos veículos com motor a combustão interna. O pesquisador ainda afirma que os veículos elétricos são mais simples e exigem menor uso e substituição de peças em comparação com os veículos movidos por combustíveis fósseis, reduzindo os custos de manutenção.
O estudante ainda destaca que, apesar dessa tipologia de veículo ter um custo elevado, a conversão de veículos convencionais para elétrico demonstra-se ser uma alternativa viável – colocando-se como o ponto focal do desenvolvimento do projeto. Foi convertido para 100% elétrico um veículo convencional Mercedes Benz, modelo Classe A 190. Após vários ensaios e estudos preliminares, os resultados demonstraram a viabilidade da sua conversão. Atingindo uma média de 28 centavos por quilômetro rodado, e custo de 76 centavos o kWh (podendo chegar a zero esse custo, com aproveitamento da radiação solar para gerar energia elétrica pelos painéis) configurou-se como uma solução ambientalmente sustentável para percursos médios com distâncias de 60 km por dia. O veículo ainda conta com uma avaliação do seu desempenho energético de acordo com o INMETRO, em escala do consumo e eficiência energética do produto, colocando-se em nível A – indicação de maior eficiência possível em relação ao consumo.

Através desse estudo, percebeu-se que é possível que a energia elétrica gerada a partir desses sistemas supre a demanda de carregamento das baterias dos veículos elétricos, configurando-se como uma forma promissora de geração de energia elétrica em centros urbanos.
O projeto ainda conta com a participação de demais alunos da UTFPR, entre eles o aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), Juliano Pereira, também orientado pelo Prof° Jair Urbanetz Jr. Juliano comenta que o sistema tem a possibilidade de tornar o consumo de energia mais eficiente: “A eficiência do veículo elétrico gira em torno de 95%, em comparação com os motores a combustão comuns, com eficiência em torno de 35%.” Juliano também destaca que essa eficiência não quer dizer que é “100% limpa”. “Existe também o impacto ambiental da produção da energia elétrica. Porém, o grande diferencial é a mitigação desse impacto através da otimização máxima dessa fonte, sem grandes perdas ao longo da sua distribuição e consumo”, relata o aluno.
O modelo segue como exemplo para demais estudos e ampliação, além de seguir em fase de monitoramento para avaliação mais detalhada do seu desempenho. De acordo com o professor Jair, o próximo passo será o dimensionamento e estimativa da geração de energia para a capacidade da sede Neoville da UTFPR.
Comments