top of page

Projeto brasileiro adapta ônibus retirados de frota em unidades móveis de saúde

  • Foto do escritor: Administrador
    Administrador
  • 27 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Os números do COVID-19 no Brasil só aumentam, sobrecarregando o sistema de saúde com pacientes diagnosticados com o vírus. Compreensivelmente, também, reduziram-se as idas ao hospital por parte das pessoas que sofrem de outras doenças, que agora têm medo de serem contagiadas com o coronavírus. Para evitar complicações à saúde da população que está com receio de ir ao hospital, os arquitetos do estúdio brasileiro Democratic Architects propuseram o Ônibus de Saúde Imediata (O-SI), um sistema focado em telemedicina.

Fonte: Archdaily


O Ônibus de Saúde Imediata (O-SI) será um equipamento de saúde de atendimento primário, móvel e modular, de rápida implantação e grande alcance. O projeto prevê a re-utilização de até 4.800 veículos de transporte coletivo recentemente retirados da frota da cidade de São Paulo e adaptação de seu espaço interno para uso clínico com foco em telemedicina, permitindo uma maior flexibilidade e menor custo de operação.


O grupo identificou que um dos efeitos indiretos decorrentes da atual pandemia é a diminuição da ida a hospitais (públicos e privados), postos de saúde, UBS (unidades básicas de saúde) e UPAs (unidades de pronto atendimento) por parte da população, devido ao medo do contágio pelo COVID-19, podendo isto acarretar inúmeras complicações à saúde dos munícipes, não diretamente relacionadas ao vírus. Desenhado de forma a acompanhar as necessidades espaciais da modernização médica, o Ônibus de Saúde Imediata (O-SI) irá oferecer uma opção segura de atendimento preliminar e tratamento de doenças comuns durante e depois da pandemia de COVID-19.

Fonte: Archdaily


Passada a atual crise de saúde, o projeto será escalado e multiplicado, e funcionará na vanguarda das unidades básicas de saúde, operando off-grid quando necessário, de forma tecnológica e pontual com pré-agendamentos e triagem realizados por aplicativo e de maneira não presencial. Reduzindo custos para o sistema de saúde e democratizando o acesso universal à saúde e o atendimento de qualidade; sem filas e sem surpresas.

O projeto encontra-se agora na fase final de detalhamento e espera-se que o primeiro protótipo funcional esteja operante em até um mês.


Fonte: Archdaily

Comments


  • White Instagram Icon

Contato

Endereço

Nos encontre também no Instagram!

Escritório Verde - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Sede Centro 

Av. Silva Jardim, 807 - Rebouças, 80230-000 Curitiba - PR 

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Sede Ecoville

Rua Dep. Heitor Alencar Furtado, 5000

Cidade Industrial de Curitiba, 81280-340 Curitiba - PR

Secretaria                                Janete Fujihara                                                  (41) 3279-6837

                             janeteutfpr@gmail.com

 

Coordenação 

Prof. Eloy Fassi Casagrande Jr.

               eloy.casagrande@gmail.com

CECONS LOGO.jpg
escritorio_verde_ logo.jpg
bottom of page